Não há verdade absoluta mas fatos são fatos
Então é assim? A pessoa sofre com a disforia de gênero e logo é encaixotada e trancada em uma jaula junto com outras em condições diversas e todas recebem o rótulo de loucos. Pois é, minhas amigas e meus amigos. Eu já ouvi isso. E dói, dói muito... mas dói tanto que vocês nem imaginam.
E o que é isso que as pessoas chamam de loucura? "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados loucos por aqueles que não podiam escutar a música" - Nietzsche.
Certa vez andando pela Ceilândia eu e outra pessoa (a qual preservarei a identidade) passamos em uma entre-quadras onde uma mulher supostamente moradora de rua dançava efusivamente ao calor do sol da tarde no meio da calçada. A pessoa disse em tom de deboche "Eita...essa aí tá doidona de nóia!!" ao que eu respondi "Como você sabe que ela está doidona, só porque está dançando no meio da rua? E se ela, apesar da situação de rua for uma pessoa alegre e estiver apenas se expressando? E se ela for uma pessoa mais alegre do que você?" Esse foi o estopim de uma longa discussão.
Pessoas preconceituosas tem inveja mortal das que são livres e carregam dentro de si a insustentável leveza do ser. Pessoas que vão a festas e não dançam, vão a shows e não cantam, vão ao cinema e não choram ou mesmo que o façam retém suas emoções reféns ao momento. Meu amigo Marcondes onde vai leva a festa com ele.
A música está tocando dentro de cada um, podemos cantar e dançar a hora que quisermos. Podemos nos emocionar ao lembrarmos de coisas alegres ou tristes a todo instante, podemos chorar ao ver a magnificência de um por do sol. Igualmente é a possibilidade de sermos o que somos na essência independente do formato de nossos corpos.
Olhe-se no espelho. Será que a pessoa que você realmente é não está lá dentro adormecida, contida e enjaulada porque você não deu a ela a chance de se expressar? Será que ela não está pedindo socorro querendo sair? Mas cuidado, se até agora o seu caráter foi moldado pelo preconceito, seja ele de qual tipo for, por aqueles que nos acham loucos e querem nos enjaular, a criatura a ser liberta emergirá das sombras.
Faça-se luz! Seja a candeia cuja luz atravessa a bruma e abre caminho através de águas turvas na noite da obscuridade contemporânea guiando aqueles que não conseguem enxergar. E lembre-se: A luz de uma única vela pode vencer a escuridão.
Débora Zimmer
Comentários
Postar um comentário