A pedrada (ou Paulada) na moleira
Foto de não sei quem, não descobri o dono...
É preciso ter coragem pra dizer que é a fortona e encara tudo sem medo? Sim. Mas também é preciso ter coragem pra admitir que é fraca...e vacila...e se acaba de chorar em desespero porque a vida não é fácil, muita coisa dá errado e não temos solução para tudo. Acabar um casamento de 20 anos não é tarefa de se orgulhar, é um exercício de sobrevivência e a parte mais difícil nisso tudo é não ser egoísta e pensar um pouquinho no outro. Dizem também que não é pra se sentir culpada porém quando a ficha cai e você se dá conta de todas as besteiras que fez é inevitável sentir remorso.
E é o remorso que acaba com a gente, pensar no porque você fez sofrer alguém que você gostava tanto. Talvez a outra parte esteja pensando a mesma coisa e se uma conversa franca ainda for possível poderá se entender com a outra pessoa porque isso não precisa terminar em mágoa. Somos civilizados... quer dizer, somos? Gosto de pensar que sim.
E aqui vai um trocadilho... Na carta que São Paulo escreveu para o Corinthians ele disse "É na minha fraqueza que sou forte". Paulo foi o fundador da igreja paulista, é óbvio, não igreja cristã porque cristo não fundou igreja nenhuma! Mas apropriou-se indebitamente dos princípios cristãos (depois daquele papo furado de conversão após uma suposta cegueira no caminho para Damasco) e seus seguidores, os paulistas, mais conhecidos como católicos fazem uma interpretação tipo "nada a ver" dessa frase. Vou reproduzir um trecho aqui: "A declaração “quando estou fraco é que sou forte” significa que é o poder de Cristo que fortalece o crente, e não sua própria força. Inclusive, pela causa e pelo poder de Cristo, o cristão pode se deleitar nas fraquezas (2 Coríntios 12:10)." Fonte - estilo adoração. Isso não tem nada a ver com "o poder de cristo", a não ser que você, como eu, acredita que Jesus foi um grande psicólogo. Sendo assim fará algum sentido já que a interpretação do ponto de vista da psicologia é mais acertada. Ser capaz de aceitar e admitir suas fraquezas te faz ser capaz também de aprender com elas e crescer como pessoa, amadurecer e se tornar forte.
Então... vacilou? Admita, não tente justificar, sofra pra cacete e depois passe adiante, aprenda. Aí comece de novo, sem esquecer da lição. Como disse Jesus para Madalena: "Vá e não peques mais." Difícil, né? Aff!!
Débora Zimmer
Comentários
Postar um comentário